Filosofia dos 5 S
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Filosofia dos 5 S é uma ferramenta que é utilizada para implementar e manter um ambiente de qualidade na empresa e melhorar a sua organização.
COMO OS 5 S PODEM BENEFICIAR A EMPRESA
- Maior eficiência no local de trabalho.
- Melhora a aparência da empresa.
- Melhora a organização interna.
SIGNIFICADO DOS 5 S
O 5S nasceu de 5 palavras japonesas:
- Seiri
- Seiton
- Seiso
- Seiketsu
- Shitsuke
SEIRI
Em Português "seiri" pode ser traduzido como "classificar".
- Porque é importante classificar para a empresa?
- "Classificar" significa separar as coisas que são necessárias para afazer o nosso trabalho das que nos atrapalham e estorvam.
- Se as ferramentas se guardarem classificadas os empregados saberão onde encontrá-las.
SEITON
Em Português "seiton" pode ser traduzido como "organizado".
- "Organizar" significa observar como podemos colocar tudo no lugar e com que rapidez podemos recuperar quando precisamos dela.
- Exemplo: "Nos registos de RH, as pastas dos funcionários estão organizados em ordem alfabética para recuperação rápida."
SEISO
Em Português "seiso" pode ser traduzido como "arrumado e limpo".
- “Arrumado e limpo” significa que todos os funcionários da empresa, desde o Director Geral até ao empregado do armazém, se esforçam para manter sua área de trabalho limpa.
- Exemplo: "Todo o pessoal do escritório mantém o seu ambiente de trabalho limpo e arrumado."
SEIKETSU
Em Português "seiketsu" pode ser traduzido como "padronizar".
- "Padronizar” significa colocar em pratica os três S iniciais, no dia a dia empresarial.
- Todos os funcionários, classificam, organizam e mantêm as suas ferramentas rotineiramente limpas.
SHITSUKE
Em Português "shitsuke" pode ser traduzido como "manter".
- Os funcionários devem assimilar os 5 S e ser disciplinados para obter uma melhoria contínua.
- Exemplo: "Os funcionários devem usar sempre um colete reflector quando entram no armazém."
PORQUE FUNCIONAM OS 5S ?
- Os 5 S eliminam o desperdício.
- Os 5 S melhoram a aparência da empresa.
- A sujidade e os desperdícios geram um custo adicional para a empresa.